Símbolos Heráldicos

Símbolos Heráldicos

Cronologia dos Símbolos Heráldicos da Vila de Loriga:

 

  • Em 29/11/2017 reuniram-se na sede da Associação dos Arqueólogos Portugueses o dr. Augusto Moura Brito e o dr. João Portugal, secretário da Comissão de Heráldica, para analisar a questão dos símbolos heráldicos da Vila de Loriga.

 

  • Em 23/03/2018 enviámos para a Junta de Freguesia de Loriga o projeto para ser enviado para a Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses.

 

  • Em 04/10/2018 a Junta de Freguesia recebeu da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses o PARECER

 

I

Comissão de Heráldica

 

Ordenação heráldica do brasão, bandeira e selo da freguesia de Loriga, do concelho de Seia.

PARECER N.º 010/2018

(Lei n.º 53/91, de 7 de agosto)

A freguesia de Loriga, do concelho de Seia, solicitou a emissão de parecer sobre os símbolos heráldicos que pretendia assumir.

Esta Comissão é do parecer que os símbolos heráldicos da freguesia de Loriga devem ser por esta forma constituídos:

Brasão: escudo de azul, roda dentada de ouro tendo nos cantões do chefe uma espiga de milho de prata, folhada de ouro, e um feixe de três espigas de centeio de prata; em campanha, monte de dois cômoros de prata, movente dos flancos e da ponta, carregado de uma gémina ondada de azul. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel de prata com a legenda a negro “LORIGA”.

Bandeira: esquartelada de branco e azul; cordões e borlas de prata e azul. Haste e lanças douradas.

Selo: nos termos do art.º 18.º da Lei n.º 53/91, com a legenda: “Loriga”.

 

Lisboa, 03 de outubro de 2018

O Secretário da Comissão de Heráldica,

João Portugal

 

 

  • Em 12/10/2018 o Parecer favorável da Comissão de Heráldica de 03/10/2018, foi votado por unanimidade pela Assembleia de Freguesia de Loriga.

 

  • Em 26/10/2018 foi publicado no Diário da República n.º 207/2018, Série II de 2018-10-26 o Edital n.º 1012/2018 com a Ordenação Heráldica do Brasão, Bandeira e Selo da Junta de Freguesia de Loriga, município de Seia.

 

  • Em 18/12/2018 é cumprida a última etapa do processo “Símbolos Heráldicos de Loriga” com o envio, para a Direção Geral das Autarquia Locais, de toda a documentação necessária e exigida: cópia do Parecer da Comissão de Heráldica; b. desenho colorido do escudo; c. cópia da deliberação da Assembleia de Freguesia sobre o estabelecimento dos símbolos heráldicos; d. cópia da publicação dos símbolos heráldicos em Diário da República.

 

  • Em 01/03/2019 a Junta de Freguesia de Loriga recebeu da DGAL – Direção Geral das Autarquias Locais – um ofício, figura do lado esquerdo, que os símbolos heráldicos da Freguesia tinham sido registados.

Equipa responsável pelos Símbolos Heráldicos:

Augusto Moura Brito – Coordenação geral, Ideia e Organização do Projeto

António Cardoso Matias: Desenhador (Fase preliminar)

José Gonçalves Mendes: Desenhador

Joana Mendes: Designer

@Fotos de TIAGO LUCAS

Clique nas imagens para ampliar